quarta-feira, dezembro 15, 2004

Alguns dos melhores do ano

Bom, atendendo ao que vi este ano, o que elimina imediatamente alguns filmes de língua não-inglesa, dado ainda não perceber holandês suficiente para me fiar apenas em legendas, aqui fica uma pequena lista, sem ordem de preferência e sem ser completa.

Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Lost in Translation
Before Sunset
American Splendor
Les Invasions Barbares
Kill Bill Vol.2 (mesmo que seja impossível separá-lo do Volume 1)
Los Lunes al Sol (sim, eu sei que não é deste ano, mas foi este ano que o vi, foi no cinema e merece estar aqui)
La Mala Educación (não é tão bom como os últimos do Almodóvar, mas não deixa de ser muito bom)
Der Untergang (Bruno Ganz tem a interpretação do ano, pelo menos até ao Javier Bardem de Mar Adentro)
Touching the Void
The Village (para compensar a presença do OVNI Los Lunes al Sol)

Repito que esta lista não está por nenhuma ordem especial. Ainda não está fechada, tenho algumas expectativas por Finding Neverland. Também repito que há filmes que ainda não vi, como alguns russos, chineses, japoneses, etc, que, apesar de terem passado pelo cinema daqui, não fui ver por me ser impossível compreendê-los. Os Diários de Motocicleta vão para o próximo ano. Os filmes portugueses talvez possam ser vistos agora nas férias.

E esta lista é, basicamente, uma seca, por isso fica por aqui.