quarta-feira, janeiro 19, 2005

Prémios

Lamento, sei que é chato, mas lá vou voltar ao assunto da ABCine. Desta vez não é embirrância com eles especificamente, por isso espero que o Miguel Lourenço Pereira não se abespinhe outra vez (as se ele se quiser indignar esteja à vontade, isso já é engraçado e lógico).

A embirrância vai desta vez para com os prémios que eles decidiram "atribuir", os prémios Lumière. Bom, está bem, mete outra vez a embirrância, mas prontos, não consigo evitar. Começa pelo nome dos prémios: Lumière. Se a ideia vem de um grupo de blogues em língua portuguesa, porquê dar-lhe o nome de um realizador francês. Confesso, soa bem, mas acho que é algo desajustado. se vem de portugueses, na sua maioria, porque não dar-lhes um nome do género os "Aniki-Bobó", os prémios "Oliveira" ou então, por outro realizador, os "Belarmino" ou os "Lopes"? Querem experimental? Pode ser, chamem-lhes os "Monteiro", os "Bassins" ou algo do género. Outra hipóteses podiam ser atiradas, mas achgo que já se percebeu.

A segunda imbirrância vem do tipo de prémio. Está claro que ninguém se dará ao trabalho de fazer uma cerimónia de entrega de prémios. E se a fizessem certamente que nenhum ou quase nenhum premiado apareceria, a não ser que o Dermott conseguisse algum milagre entre os portugueses. Sejamos sinceros, chamar a isto "prémios" é apenas mais um exemplo de importância auto-insuflada. Ainda se fosse uma votação simples, nas calmas. Ou se fosse uma brincadeira levada com espírito lúdico, como os blóscares, ainda vá, mas assim acho que é mais um exemplo de megalomania.

Claro que, depois disto, não serve de nada estar a criticar as escolhas para os nomeados. É a que seria de esperar para uma situação destas. Previsível, repetitiva e desinteressante, mas também consensual e capaz de agradar a toda a gente. Quem a quiser ler pode fazê-lo aqui, por exemplo - o ABCine parece não ter nenhuma referência à mesma no seu site.

Boa sorte aos nomeados e encontramo-nos depois, dia 30, na Red Carpet da sociedade recreativa de Pias. Eu sou aquele que vai de braço dado com a Uma (ao contrário dos rumores, nada tenho a ver com a separação) e a quem a Scarlett Johansson não deixa em paz - está quieta, já disse que te telefono depois...

PS - se me lembrar tentarei oferecer uns Besson's, o prémio para os piores do ano...